A CLÍNICA
Por definição, a visão é um dos cinco sentidos que permite aos seres vivos dotados de órgãos adequados, aprimorarem a percepção do mundo. Para nós, entre pessoas, e no tocante à percepção de mundo, valem as palavras do poeta Oswald de Andrade: “não há nenhuma fórmula para a contemporânea expressão do mundo: ver com olhos livres”.
Médica oftalmologista, apaixonada por crianças e por estrabismo, sonhei em ter um espaço com estrutura acolhedora para o atendimento oftalmológico geral de crianças, e de pacientes estrábicos, adultos e crianças. Busquei adquirir equipamentos próprios para o exame dos pacientes em cada uma das diferentes faixas etárias, garantindo informações técnicas e objetivas, para estabelecermos diagnósticos, formas de tratamento e seguimento mais precisos.
Desejo promover a saúde ocular, pela integridade dos olhos e sua função, e também quero influenciar os pacientes a perceber o mundo de uma forma melhor. Ver o mundo e as pessoas com respeito, solidariedade, e acolhimento. Mostrar que a verdadeira riqueza humana está no encontro das diferenças, com suas múltiplas possibilidades e capacidades. Incentivar os cuidados com a natureza, a sustentabilidade no uso dos recursos naturais.
Para me aproximar desses desejos, foi criado um ambiente inspirado na Natureza, com citações que suscitam a reflexão, e com um projeto de arquitetura sustentável. Demos ao nosso espaço de atendimento o nome Olhos Meus, que soa como o título de um poema, de uma narrativa de cuidado e afeto. E é com cuidado e afeto, aliados ao conhecimento médico e à ética, que quero acompanhar os pacientes e auxiliá-los a “ver com olhos livres”.

