Alergia Ocular
- Olhos Meus

- 5 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2020
Alergia ocular é a inflamação da conjuntiva por reação de hipersensibilidade dos tipos I e IV.

Pode ser classificada em: conjuntivite alérgica sazonal, conjuntivite alérgica perene, ceratoconjuntivite primaveril, dermatoceratoconjuntivite atópica, conjuntivite papilar gigante.
Os principais sintomas e sinais são: prurido (coceira), hiperemia (vermelhidão), lacrimejamento, fotofobia, e ainda embaçamento visual e dor quando há acometimento da córnea.
O diagnóstico é essencialmente clínico, e exames laboratoriais podem ser úteis na detecção do alérgeno (o que provoca a alergia).
Não há cura para a alergia ocular, mas há controle, e o mesmo é muito importante para o bem estar do paciente, e para evitar complicações, como por exemplo, deformidades e opacidades corneanas, infecções, ptose palpebral.
O tratamento é feito pelo controle ambiental para evitar a exposição aos alérgenos, uso de colírios – lubrificantes, anti-histamínicos, estabilizadores da membrana dos mastócitos, anti-inflamatórios e imunomoduladores, e, em casos graves, já com complicações, pode ser necessária cirurgia (ressecção de papilas, transplante de córnea).




Comentários