top of page

EXAMES

Teste de acuidade visual de olhar preferencial - Lea Gratings

Teste utilizado para avaliar a acuidade visual de bebês, crianças pré-verbais, e de crianças com problemas neurológicos, que não conseguem informar a acuidade visual por outros métodos. É feito com a apresentação de raquetes portáteis (Fig. 01) com linhas de grades pretas e brancas, com larguras variada, impressas em ambos os lados, e uma raquete controle com um cinza homogêneo. Estas raquetes são feitas com rigor técnico, em que o contraste é sempre o mesmo.


As listras brancas e pretas obedecem a um cálculo matemático denominado “ciclo por centímetro”. O teste baseia-se na observação das crianças, que tendem a olhar mais para uma tela com listras pretas e brancas do que para uma superfície homogênea. O examinador irá observar o movimento da fixação dos olhos em direção as listras. Isso se repetirá, até a criança não conseguir fixar mais nas listras, então a acuidade visual é determinada pela menor listra vista.

​

É um exame não invasivo, que deve ser feito sem dilatação das pupilas, e no caso de correção óptica (óculos), em uso da mesma. Pode ser feito a partir de 3 meses, mas tem resultados mais confiáveis a partir dos 6 meses. A medida objetiva da acuidade visual em pacientes não-verbais permite o seguimento funcional de importantes doenças oftalmológicas pediátricas, permitindo o desenvolvimento de novos protocolos de tratamento, e o teste da eficácia dos mesmos. Além disso, a medida da acuidade visual com grades, também podem dar sua contribuição à decisão cirúrgica em casos duvidosos, como os de cataratas parciais, ptose, opacidades corneanas moderadas etc.

lm-800-lea-gratings-teste-de-acuidade-vi

Fig. 01 - Teste de acuidade visual LM-800 Lea Gratings

Teste de acuidade visual de olhar preferencial

Lea Gratings

Teste de avaliação da visão de cores 

Ishihara

Teste de

estereopsia

​

Biomicroscopia

Retinoscopia

Tonometria

Exame de fundo de olho (fundoscopia, mapeamento de retina)

bottom of page