top of page
EXAMES
Retinoscopia
A retinoscopia (também chamada de esquiascopia) é uma técnica para determinar objetivamente o erro de refração do olho (hipermetropia, miopia, astigmatismo) e a necessidade de óculos. O teste pode ser rápido, fácil, confiável e preciso, e requer o mínimo de cooperação do paciente. Assim, é mais usada para determinar o erro refrativo em crianças, adultos com atraso de desenvolvimento ou em indivíduos cujo comportamento limita a capacidade de cooperar com outras técnicas de refração. É especialmente útil em crianças muito pequenas e bebês.
É feita usando um instrumento portátil chamado retinoscópio (Fig. 01), que projeta um feixe de luz no olho. Quando a luz é movida verticalmente e horizontalmente através do olho, o examinador observa o movimento da luz refletida na parte de trás do olho. Este reflexo é denominado reflexo vermelho. O examinador então introduz as lentes (réguas de esquiascopia ou lentes de prova - Fig.01) na frente do olho e, à medida que a potência das lentes muda, ocorre uma mudança correspondente na direção e no padrão do reflexo.
O examinador vai trocando as lentes até chegar a uma potência da lente que indica o erro refrativo do paciente. Os olhos dos pacientes costumam estar dilatados para a retinoscopia. Isso ocorre porque o reflexo é mais fácil de ver quando a pupila é grande e porque os colírios utilizados limitam temporariamente a capacidade do olho de acomodar ou focar. Isso permite uma determinação mais precisa do erro de refração.

Fig. 01 - Retinoscópio e réguas de esquiascopia.
bottom of page
