EXAMES
Tonometria
A tonometria é o exame que avalia a medida da pressão intra-ocular (PIO) de cada olho separadamente. É um exame rápido e indolor de maior cooperação, através de tonômetro de aplanação de Goldmann (fig.01). Esse é considerado o padrão ouro para aferição da PIO.
Já em crianças menores ou bebês utiliza-se o tonômetro portáril (de rebote) – fig. 02.
Para realizar a tonometria de Goldmann é necessário que o paciente esteja sentado e coloque o queixo e testa na lâmpada de fenda. É aplicado uma gota do colírio de corante amarelo (fluoresceína) e de anestésico em cada olho para sua realização.
Já a tonometria realizada com tonômetro portátil têm a vantagem de poder aferir a PIO do paciente em qualquer posição (sentado, em pé ou deitado) e não há necessidade de instilação de colírio anestésico.
É um exame de rotina realizado em toda consulta oftalmológica em pacientes idosos, com suspeita de glaucoma ou que tenha tendência hereditária para aumento da pressão intra-ocular. O uso do tonômetro portátil é um exame de relevância em pacientes com lacrimejamento excessivo e suspeita de glaucoma congênito.

Fig. 01 - Tonômetro de Goldmann

