EXAMES
Exame de fundo de olho (fundoscopia, mapeamento de retina)
É o exame realizado de rotina para avaliação das estruturas do fundo do olho humano (retina, coroide, nervo óptico e vasos). Pode ser realizado em todas as idades (desde bebês até adultos), após a instilação de um colírio para dilatação do olho. Pode ser realizada de duas formas: direta ou indireta.
​
A fundoscopia direta é realizada por um aparelho portátil em que se avalia as estruturas do fundo de olho de forma aumentada e rica em detalhes, porém com um campo de visão mais restrito. Muito realizada por pediatras na realização do reflexo vermelho dos recém-nascidos. Já a fundoscopia binocular indireta (fig. 01) é feita exclusivamente por médicos oftalmologistas com equipamento que permite avaliar o fundo de olho com maior campo de visão, porém com a imagem menos ampliada. Pode também ser realizada na lâmpada de fenda (biomicroscopia de fundo), com o auxílio de uma lente de aumento, em pacientes de maior idade.
​
Algumas condições que podem ser diagnosticadas pelo exame de fundo de olho:
-
Retinopatia de prematuridade
-
Malformações do nervo óptico, vasculares, maculares
-
Lesões provocadas por algumas doenças infecciosas que podem acometer o pólo posterior (toxoplasmose, zika, CMV, entre outras)
-
Distrofias retinianas
-
Hipertensão intra-craniana
-
Glaucoma
-
Degeneração macular relacionada à idade
-
Retinopatia hipertensiva
-
Retinopatia diabética